Precipitação Média Mensal no Brasil

A Figura 1 mostra a precipitação média anual, em mm, sobre a América do Sul calculada entre 1979-1995.

Na média anual a região mais úmida situa-se no noroeste do Brasil, que inclui grande parte da Bacia Amazônica, onde a chuva em média é superior a 2450 mm. As áreas mais secas do continente são a costa oeste da América do Sul (Chile e Peru) e o sul da Argentina. Também o Nordeste do Brasil é uma região relativamente seca com precipitação média anual inferior a 700 mm

Mas é importante lembrar que a chuva anual não é regularmente distribuída ao longo do ano em todas as regiões da América do Sul. A Figura 2 mostra a precipitação média mensal para o Brasil.

A Figura 2  mostra que a chuva mais intensa migra do oeste do Brasil (perto de 10oS) durante o verão (Dezembro-Fevereiro) para o norte do equador durante o inverno (Junho-Julho). A área com precipitação mais intensa decrsce bastante durante a transição da estação de verão para o inverno. Por outro lado, a área com fraca precipitação ( < 25 mm por mês) sobre a Bacia Amazônica começa a expandir a partir de abril. Durante a estação de transição do inverno para o verão a precipitação vai gradualmente se intensificando sobre o oeste do Brasil e o restante da Bacia Amazônica.

Caso você queira olhar uma animação da precipitação mensal sobre o Brasil clique aqui.